quinta-feira, 28 de junho de 2012

Lagoas do Norte

Teresina, hoje ganhou um lindo presente, as Lagoas do Norte, um projeto urbanístico, que se arrastou por diversas gestões de outros prefeitos e que somente hoje, 28 de Junho de 2012, ganhou cor. O maior projeto sócio ambiental que a cidade já pode conhecer, ganhou forma nesta quinta-feira. Aproveitando as belezas naturais de uma região pouco aproveitada da capital e promovendo desenvolvimento da área. Parabéns aos gestores e que venham mais benefícios a cidade. 

Ainda não fui visitar o projeto, mas assim que tiver oportunidade, trarei fotos para mostrarmos aos amigos que estão longe. Vamos acreditar que tudo é possível.

terça-feira, 26 de junho de 2012

Uma Revolução Verde, para o séulo XXI

Uma Revolução Verde, para o séulo XXI


Esta publicação foi produzida por especialistas convocados pelo Secretário Geral da ONU

Ética para sustentabilidade

Ética para sustentabilidade



Esta publicação foi produzida por especialistas convocados pelo Secretário Geral da ONU

Aumento de pneus - Curiosidade


  •  

     

     

     

    Você sabia, que temos mais de 650.000 veículos circulando no Piauí;

  • E que este número quer nos dizer que são mais de 3.250.000 pneus;

  • E que no mesmo Piauí temos 3.032.421 habitantes;

  • Então temos mais pneus que habitantes;

  • E o pior, o pneu leva tempo indeterminado para se decompor;

  • E o número de pneus tende a aumentar, pois a venda de veículos é contante;

  • E contamos só pneus de carros;

  • Busquemos, portanto alternativas inteligentes para reciclamos nossos pneus e respeitarmos o nosso ambiente.

    Existem inúmeras opções de reciclar o pneu, vamos usar criatividade e ajudar o meio ambiente, ou então onde iremos armazenar tantos pneus? Efeitos da sociedade consumista!

     








domingo, 24 de junho de 2012

A força da sustentabilidade.









Há sustentabilidade em tudo!








Esta publicação foi produzida por especialistas convocados pelo Secretário Geral da ONU.

terça-feira, 19 de junho de 2012

Democracia, Participação e Transparência

Um bom governo...







Com transparência, e...






Participação dos jovens


Esta publicação foi produzida por especialistas convocados pelo Secretário Geral da ONU.

O dia 19 de Junho na Rio +20

Severn Suzuki e Brittay Trilford têm algo em comum: ambas foram escolhidas para representar a juventude em Cúpulas das Nações Unidas no Riocentro. Suzuki, aos 13, ficou conhecida por silenciar com seu discurso os Chefes de Estado na Cúpula da Terra em 1992. Amanhã (20/06), será a vez de Brittay Trilford, 17, assumir o bastão e cobrar O Futuro que Queremos na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, Rio+20.

 

 

Após anunciar o “Futuro que Queremos”, documento final da Rio+20, o Governo brasileiro detalhou os pontos mais críticos que vinham travando as negociações. As delegações chegaram hoje (19/06) a um consenso sobre questões-chaves como o fortalecimento do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), a manutenção dos princípios do Rio, incluindo o “princípio das responsabilidades comuns, mas diferenciadas” e a criação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para 2015.

 

 

A exposição Humanidade 2012, uma das atividades paralelas à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), ocupa uma área de cerca de sete mil metros quadrados no Forte de Copacabana por onde já circulou , até a última segunda-feira (18/06), 150 mil pessoas, superando todas as expectativas de público, antes estimadas em uma média de 10 mil por dia.

 

 

Chega amanhã, quarta-feira, 20 de junho, ao Rio de Janeiro, o Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon. Vindo do México, onde participou da reunião do G-20, o Secretário-Geral terá uma agenda intensa.

  

‘Negociações chegaram a uma conclusão bem sucedida’

Hoje, 19 de Junho foi possível chegar a um consenso, quanto as questões-chaves, e hoje foi anunciado o "Futuro que Queremos", documento final da Rio +20. 


‘Negociações chegaram a uma conclusão bem sucedida’, diz Secretário-Geral da Rio+20

 

 

Leia a íntegra da mensagem do Secretário-Geral da Rio+20, Sha Zukang:

Tenho o prazer de me unir ao governo anfitrião do Brasil ao anunciar que as negociações chegaram a uma conclusão bem sucedida. Temos agora um texto que será adoptado na Conferência. Gostaria de enfatizar que estamos muito agradecidos à liderança do governo brasileiro e a forma de consulta abrangente que o Brasil liderou.

Consideramos que o texto contém muita ação. E se essa ação é implementada, e se as medidas de acompanhamento são tomadas, ele vai realmente fazer uma grande diferença na geração de uma mudança global positiva. Claro, este documento é o produto de intensas negociações prolongadas. E, portanto, é um texto de compromisso. Como todas as negociações, haverá alguns países que sentem que o texto poderia ser mais ambicioso. Ou outros que sentem que as suas próprias propostas poderiam ser melhor refletidas. Enquanto outros podem ainda preferir ter sua própria língua. Mas vamos ser claros: as negociações multilaterais necessitam dar e receber.

O espírito do compromisso é a marca de um bom consenso, e é crucial que todos os países devem estar a bordo, tomar posse e partilhar um compromisso coletivo. Este é o único caminho a seguir, se quisermos aproveitar as medidas necessárias para avançar juntos no caminho do desenvolvimento sustentável. E, pessoalmente, estou muito satisfeito que as delegações se reuniram para o sucesso da Conferência e para o futuro que nós queremos.

Tenho também o prazer de anunciar que atingimos até hoje pela manhã a marca de 400 registos de compromissos voluntários.

domingo, 17 de junho de 2012

Dicas de economia de energia

Economizando energia, em  casa podemos fazer nossa parte para ajudar o planeta. 

Ficam aqui dicas rápidas de economia.

Ilumine e economize

  • utilizar cores claras na pintura de paredes internas e do teto;

  • utilize a iluminação de acordo com o tamanho e a finalidade do ambiente;

  • aproveitar ao máximo a iluminação natural;

  • estude a possibilidade de abrir novas janelas em pontos estratégicos da sua casa; por desinformação das pessoas na hora de construir, acabamos por perder grandes oportunidades de aproveitar a energia do sol, que é de graça. Isso vale também para novos projetos; 

  • utilizar lâmpadas fluorescentes em ambientes que necessitam de maior iluminação (duas lâmpadas fluorescentes de 20 watts iluminam mais que uma incandescente de 100 watts);

      

    Na Geladeira podemos fazer economia

    • fazer o degelo periodicamente;

    • evite colocar alimentos ainda quentes. Se não for possível esfriar por completa, coloque-os na parte inferior da geladeira;

    • a geladeira não deve ficar próxima de lugares quentes, como fogão ou a janela que bate sol;

    • não deixar a porta aberta por muito tempo;

    • verificar a vedação da porta. Um teste simples consiste em colocar uma folha de papel entre a porta e a geladeira. Se ao fechar a porta,a folha de papel puder ser retirada com facilidade, as borrachas de vedação não estão mais em bom estado;

     

    Economia para eletros e eletrônicos

    • não deixe transformadores (ex: 110/220) ligados na tomada desnecessariamente. Mesmo fora de uso, eles consomem energia.

    • utilize o ferro de passar roupa uma única vez, deixando acumular uma quantidade razoável de roupa. Você pode também alisar com as mãos as roupas logo ao tirar do varal. Isso reduzirá o tempo de utilização do ferro;

    • utilize a máquina de lavar roupa/louça de única vez, deixando acumular uma quantidade razoável de peças;

    • tire os aparelhos eletrônicos da tomada quando estão fora de uso, principalmente a televisão e o vídeo dvd;

       

       

       

      FAÇA SUA PARTE!!!


Mais Trabalho e um planeta mais forte

Apoio à políticas de empregos verdes

 Incentivo aos empreendimentos

 Valorização da mulher, igualdade no local de trabalho



Esta publicação foi produzida por especialistas convocados pelo Secretário Geral da ONU.

Desenvolvimento Sustentável


Estamos vivendo uma Rio +20, a todo momento ouvimos falar de um DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, existe uma busca infinita por esse desenvolvimento, e você sabe o que é desenvolvimento sustentável?

De acordo com Relatório Brundtland:

"O desenvolvimento que procura satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades, significa possibilitar que as pessoas, agora e no futuro, atinjam um nível satisfatório de desenvolvimento social e econômico e de realização humana e cultural, fazendo, ao mesmo tempo, um uso razoável dos recursos da terra e preservando as espécies e os habitats naturais."

Ou seja, é poder desenvolver a vida na Terra, usufruindo dos recursos naturais sem esquecermos das gerações futuras e que essas também possam ter recursos naturais para utilizar em seu desenvolvimento.

Então vamos procurar alternativas para sustentabilidade? É um bem que fazemos para nós e principalmente para gerações futuras, estamos garantindo desenvolvimento para nossos descendentes.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Feira Anual de Brinquedos de Tóquio e Sustentabilidade

Ontem, 14 de Junho, começou a Feira de Brinquedos em Tóquio, são as novidades no mundo divertido, que em breve estarão nas lojas.

Desde o acidente nuclear de Fukushima os japoneses buscam alternativas de como economizar energia e nos brinquedos encontraram uma forma, através do uso de plástico reciclável, baterias recarregáveis, utilização de energia solar.

E assim, brincando crianças aprendem lições de como cuidar bem do ambiente que vivemos.

Animais ameaçados

A natureza, já extinguiu espécies, entretanto hoje passamos por um problema. O homem, é responsável pela extinção de espécies, desde a Revolução Industrial, quando os impactos ao ambiente passaram a ser mais graves. 

No Brasil temos 82 espécies ameaçadas de extinção. Dos mamíferos mais de 120 espécies sofrem a ameça de serem extintas. Os tigres lideram a lista de ameaçados, hoje temos menos de 3.500 animais na Terra.

Objetivo do Milênio - Educação



Objetivo do Milênio: Educação Primária até 2015 e Educação Secundária de Qualidade até 2030.




 Trabalho conjunto entre governo, setor privado e sociedade civil.




Esta publicação foi produzida por especialistas convocados pelo Secretário Geral da ONU.

Atualizações de 15 de Junho, Rio +20

Os Diálogos para o Desenvolvimento Sustentável, evento promovido pelo governo brasileiro com apoio das Nações Unidas, reunirão 100 debatedores em 10 painéis voltados a temas prioritários da agenda internacional de sustentabilidade. Os debates terão lugar na plenária do Pavilhão 5 do Riocentro e estarão abertos à imprensa credenciada para a Rio+20. O acesso à plenária será condicionado à disponibilidade de assentos.

A sessão de abertura dos Diálogos ocorrerá às 11hs do dia 16 de junho, sábado, com a participação do Ministro das Relações Exteriores, Antonio de Aguiar Patriota, e da Coordenadora-Executiva da Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, Elizabeth Thompson, também ex-Ministra de Energia e Meio Ambiente de Barbados.

 

 

Demarcar terras indígenas é defender o meio ambiente, afirmou o líder indígena Otaniel Ricardo, representante do povo Guarani Kaiowá, durante um encontro hoje (15/06) com o Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Antonio Patriota, na Cúpula dos Povos. “Ministro, a sua presença aqui é muito importante, porque a nossa reivindicação é a demarcação da terra. Através da demarcação vamos defender nossa própria educação, saúde, nossa história, língua e geografia. Aí nós vamos defender o meio ambiente”.

 

 

Dez condições são necessárias para alcançar a economia verde, um dos temas da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20). Entre elas, estão mercados abertos e competitivos, abordagem do ciclo de vida na produção, eficiência de recursos e políticas de integração de Estados, de acordo com o relatório “Mapa para o Crescimento Verde” apresentado hoje (15/06) pela Câmara Internacional de Comércio (ICC, na sigla em inglês), no Riocentro.

 

 

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) apresentou hoje (15/06), em evento paralelo à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), resultados de levantamentos sobre fatores que impulsionam ou desaceleram o desmatamento brasileiro e da avaliação do Plano de Ação para Proteção e Controle do Desmatamento na Amazônia, do Governo Federal (PPCDAM).

 

 

Começou nesta sexta-feira (15/06) a Cúpula dos Povos por Justiça Social e Ambiental, organizada pelo Comitê Facilitador da Sociedade Civil para a Rio+20 (CFSC). Ao todo, são cerca de 800 atividades inscritas pelo público participante, mais de 300 atividades culturais, entre mostras, teatro, música, além de 150 exemplos de experiências inovadoras para o planeta ao longo do Aterro do Flamengo e outros pontos do Rio de Janeiro. 


 

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Resiliência e Participação feminina


Participação feminina, igualdade, fim da discriminação!





Esta publicação foi produzida por especialistas convocados pelo Secretário Geral da ONU.

Direitos Humanos (Publicação)


Reconhecer e dar direitos aos homens.

 

Esta publicação foi produzida por especialistas convocados pelo Secretário Geral da ONU.

 

2º Dia da Rio +20 - 14/06/12

Faltando 100 dias para o Dia Internacional da Paz – celebrado no dia 21 de setembro -, o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu na quarta-feira (13/06) a todas as pessoas do mundo que pensem o que podem fazer para ajudar na construção de uma “Paz Sustentável para um Futuro Sustentável”.

 

 

Em 1992, durante a Conferência Rio-92, a então menina canadense Severn Cullis-Suzuki, de 12 anos, falou aos Chefes de Estado presentes na Conferência sobre a importância de se pensar na preservação ambiental e nas gerações futuras. Na Rio+20, Severn vai voltar ao Rio e falar novamente aos representantes das nações do mundo, desta vez no papel de mãe.

 

 

Em entrevista a Rádio ONU em português na quarta-feira (13/6), o Ministro das Relações Exteriores, Embaixador Antonio Patriota, falou sobre a situação das negociações do documento que será apresentado aos Chefes de Estado na Rio+20, além de detalhar o exemplo do Brasil na Conferência sobre Desenvolvimento Sustentável da ONU.

 

 

O Greenpeace defendeu hoje (14/06) a proteção dos oceanos para o alcance do desenvolvimento sustentável. “Uma economia verde precisa de uma espinha dorsal azul” foi o mote da organização no debate de um Plano de Resgate dos Oceanos. As propostas discutidas pelo Major Group Oceanos podem ser acrescentadas no documento final da Conferência das nações Unidas sobre desenvolvimento Sustentável (Rio+20).

 

 

O Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Antonio Aguiar Patriota, usou hoje (14/06) pela primeira vez a nova ferramenta online que mede as emissões dos gases de efeito estufa (GEE) decorrentes das viagens aéreas destinadas a Conferência das Nacões Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20).

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Recomendações de Resiliência

O desenvolvimento sustentável tem base na qualidade de vida.

 

Esta publicação foi produzida por especialistas convocados pelo Secretário Geral da ONU.

Atualizações de 13 de Junho sobre a Rio+20

A representante especial do Secretário-Geral para Redução do Risco de Desastres, Margareta Wahlström, pediu hoje (13/6) aos Estados-Membros da ONU que enfrentem as realidades do impacto humano e econômico de desastres desde a Cúpula da Terra no Rio de Janeiro, vinte anos atrás.

Ao longo dos últimos vinte anos, a Estratégia Internacional das Nações Unidas para a Redução de Desastres (UNISDR) estima que, a partir de dados conservadores, os desastres já mataram um milhão e 300 mil pessoas, afetou outras 4,4 bilhões e resultou em perdas econômicas de US$ 2 trilhões. “Estes são números surpreendentes quando você considera o que isso significa em termos de oportunidades perdidas, vidas destroçadas, habitações perdidas, escolas e unidades de saúde destruídas, perdas culturais e estradas levadas”.

 

 

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) no Brasil lança o projeto +20 Ideias para Girar o Mundo como contribuição para os debates no âmbito da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20). O projeto reúne o pensamento, as ideias e sugestões de 20 personalidades brasileiras, de diferentes áreas, reconhecidas por seu trabalho de promoção do desenvolvimento social, econômico e ambiental.



Desenvolvimento sustentável não é possível sem o devido respeito aos direitos humanos. A declaração foi feita pela Alta Comissária da ONU para os Direitos Humanos, Navi Pillay, nesta terça-feira (12/6), antes da retomada das negociações para o documento final da Rio+20. Pillay irá participar da conferência na próxima semana para pressionar os governos sobre a necessidade da inclusão da questão nas discussões, determinações e acordos.



Com apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), 320 jovens discutem sustentabilidade e responsabilidade ambiental hoje, no Rio Othon Palace Hotel, em Copacabana. O Encontro Juventude e Educação pela Sustentabilidade é um dos eventos paralelos à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20).



A Presidenta Dilma Rousseff defendeu nesta manhã (13/06) a inclusão social e a preservação ambiental como elementos para o desenvolvimento global na inaguração do pavilhão do Brasil no Parque dos Atletas, na zona oeste do Rio de Janeiro. O local será palco de uma série de eventos paralelos à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20). Para a Presidenta, a reunião de Chefes de Estado e de Governo que acontecerá de 20 a 22 de junho faz parte de um processo iniciado em 1992, com a Cúpula da Terra, e que serve de alerta para que os países assumam compromissos.

 

 

 O Fórum de Sustentabilidade Empresarial convida para coletiva de imprensa a realizar-se no Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio) no dia 14 de junho de 2012, às 11h00. No evento – que será realizado em português e inglês – estarão presentes a Secretária-Executiva da Rede Brasileira do Pacto Global, Yolanda Cerqueira Leite, e os porta-vozes do Fórum, Tim Wall e Kristen Coco.

sábado, 9 de junho de 2012

Biomas do Brasil - Continuação

E continuando nossos biomas...

A nossa conhecida Caatinga, ocupa totalmente o estado do Ceará, 63% do Piauí e parte do Rio Grande do Norte, Sergipe, alagoas, Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba e Pernambuco, com vegetação rala, sujeito a secas intensas, com vegetação cactácea. Apresenta área de transição com litoral, denominada de Agreste e outra com Floresta Amazônica denominada de Meio Norte.

Pampas: conhecido como Campos do Sul ou Campos sulinos, ocupam 63% do Rio Grande do Sul com vegetação campestre.

Pantanal: com uma savana estépica alagada este bioma apresenta fauna e flora de rara beleza. A maior planície de inundação contínua do planeta tem uma vegetação aberta, ocupa parte dos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Consumismo X Meio Ambiente

Amigos, consumismo é inimigo direto do meio ambiente, no mundo de hoje, onde os produtos são feitos para uma menor duração e a mídia está a todo instante injetando uma vontade de consumir, o que fazer com os produtos "velhos"?

Celulares, computadores, eletrônicos, e se tudo o que não nos interessar mais e se tudo o que descartamos for para o lixo, onde ficaríamos nesse planeta? O ecologicamente correto é tentarmos reduzir o consumo, para que possamos REDUZIR, os resíduos produzidos.

E para aqueles que realmente não queremos mais, que tal REAPROVEITAR, com soluções inteligentes ou mesmo encaminhar para RECICLAR. O que realmente não pode é considerarmos que tudo é lixo e descartar, vamos lembrar do planeta Terra e de nossas gerações futuras, lembre da SUSTENTABILIDADE!!

Jovens na Rio+ 20

Cerca de 1400 jovens realizaram cursos que incluíram temas como direitos humanos, gênero e igualdade racial.

Amanhã, 09 de Junho, estes jovens receberão um certificado pela atuação voluntária na Rio +20 e serão cadastrados para eventos que possam acontecer no Rio de Janeiro, a formatura acontecerá no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.

Jovens, inspirados pelo envolvimento com temas ambientais buscaram o voluntariado e ficaram sob responsabilidade de:

  • Visitas a comunidades;

  • Atividades nas áreas de sustentabilidade;

  • Atividades nas áreas de Tecnologia de Informação (TI);

  • Atividades de orientação e apoio à sociedade civil.

 Dentre esses jovens existiam aqueles com deficiência, que se incluiram no grupo que puderam  debater sobre diversos temas e um aprendizado sobre sustentabilidade e cidadania.

terça-feira, 5 de junho de 2012

5 de Junho - Dia do Meio Ambiente


5 de Junho, dia Mundial do Meio Ambiente, mais um dia, que buscamos conquistas, mais um dia que devemos preservar a natureza, hoje dedica-se ao meio ambiente, mas devemos agir todos os dias e todas as horas de nossas vidas, nossas espécies estão ameaçadas, nossos biomas degradados, nossa fauna em ameaçada, nossas águas em risco de escassez, nosso planeta poluído. E ai? Vamos esperar por outro dia do Meio Ambiente, para plantarmos uma árvore, para ouvirmos um discurso bonito? Vamos agir hoje, amanhã, todos momentos possíveis para termos um ambiente bom, saudável para vivermos, a Terra pede socorro e nós é quem podemos socorrê-la, faça sua parte!!!