quinta-feira, 30 de agosto de 2012

O papel de cada dia - decomposição e reciclagem

Sem pensar utilizamos e descartamos papel a todo instante, mas atenção é um produto que demora de 3 a 6 meses para se decompor, imaginem então quanto papel descarta-se no mundo e onde ficaria tanto papel se não existisse reciclagem. A reciclagem é a maneira mais viável de descartarmos nosso papel de cada dia sem agredir a natureza.
A cada tonelada de papel reciclado evitamos o corte de 22 árvores, economizamos 75% de energia e poluímos 74% a menos do que se produzirmos papel novo.
1 tonelada de papel reciclado produzido economiza, em relação a produção de papel novo, entre 10 e 20 árvores, 8 mil litros de água e ainda evitamos que 1 tonelada e meia de papel velho seja descartado de forma incorreta.
Então reciclar é a maneira mais eficaz para não poluir e economizarmos nossos recursos.

Umidade Relativa do ar

A todo instante ouvimos sobre Umidade Relativa do ar, e ainda mais, sofremos com sua baixa, com inúmeras consequência. E o que é mesmo umidade relativa do ar?
É a relação da quantidade de água relativa no ar e a sua quantidade máxima de saturação, varia entre 0 e 1. Faz parte do ciclo hidrológico, quando a água evapora seu vapor sobe para formar nuvens, entretanto parte deste vapor fica no ar, este índice ajuda a metereologia na previsão do tempo.
E quando a umidade do ar baixa acontecem alguns problemas, tais como:
  • Complicações alérgicas e respiratórias devido ao ressecamento de mucosas;
  • Sangramento pelo nariz;
  • Ressecamento da pele;
  • Irritação dos olhos;
  • Eletricidade estática nas pessoas e em equipamentos eletrônicos;
  • Aumento do potencial de incêndios em pastagens e florestas.
Quando a umidade do ar atinge níveis abaixo de 12%, está em estado de alerta, exigindo mais cuidados para que não haja problemas.

sábado, 25 de agosto de 2012

Os aguapés do Poti

As plantinhas verdes que assemelham-se a um tapete, muito comuns no rio Poti, são os famosos aguapés, com nome científico de EICHHORNIA, são plantinhas aquáticas flutuantes, e preferem rios de fluxo lento e lagoas de água doce, possuindo fácil reprodução.
Surgem em águas poluídas, absorvendo e acumulando poluentes, filtrando a água, porém quando se proliferam impedem a entrada de algas que oxigenam as águas, causando mortes de organismos aquáticos.
Assim explicando, fica fácil de entendermos o nível de poluição em que se encontra o nosso Poti e o quanto a oxigenação de suas águas está se tornando difícil, apenas mais um reflexo do descaso da sociedade com os recursos naturais que são sim, esgotáveis.

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Plano de redução de CO2

Ministro Fernando Pimentel, do MDIC, o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, e a ministra Izabella Teixeira, do Meio Ambiente.
Na terça, 21/08, governo e Confederação nacional da Indústria assinaram um acordo para redução das emissões em 5% até 2020, 7 setores estão envolvidos na meta de redução: alumínio, cimento, papel e celulose, químico, cal, vidro e ferro gusa (aço).Além de um compromisso ambiental esta ação é também uma exigência do mercado, que encontra-se mais acirrado.

Rio Longá

... Continuando nossos rios...

Nasce em Alto Longá-PI, na lagoa do Mato ou Lagoa do Longá, um rio que banha o nosso Piauí. Em seus 320 km de altitude, nasce em Alto Longá a 150m de altitude e deságua em Buriti dos Lopes.
Sua bacia hidrográfica representou importância no desenvolvimento da região norte do estado, por disponibilizar recursos naturais que facilitaram a intalação dos primeiros habitantes da região.

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Poluição Sonora



Olá queridos, quanto tempo, mas voltando as atividades atuais, vamos falar de um assunto que somos vítimas sempre! Poluição sonora, a poluição que se propaga por barulhos além do recomendável, e nada mais atual para exemplificar que nossos políticos que lançam propagandas em carros de som e não se preocupam com meio ambiente.

Vamos então fiscalizar, o que o Ministério Público recomenda é que um carro de som tenha som de no máximo 80 decibéis, ou seja entre o barulho de um restaurante cheio e de um liquidificador ligado.

A poluição sonora pode provocar danos à saúde que vão de alterações do humor e zumbidos, até perdas auditivas importantes e irreversíveis. 

Portanto vamos fiscalizar, pelo bem de nossa saúde!