segunda-feira, 14 de maio de 2012

Índice de Desenvolvimento Humano - IDH

Todos já ouvimos falar em IDH, o Índice de Desenvolvimento Humano, um indicador social, capaz de demonstrar como está determinada população, avaliada de acordo com dados de educação, saúde, padrão de vida, expectativa de vida ao nascer. Este índice varia entre 0 e 1.
IDH e Desenvolvimento Sustentável, o índice é capaz de apontar a pobreza na população estudada, exatamente o que o Desenvolvimento Sustentável tenta erradicar, portanto para discussões de sustentabilidade é necessário conhecer índices como IDH.
O IDH existe desde 1990 e o PNUD vem utilizando este, desde 1993, em seu relatório anual.
Na educação são avaliados índices de alfabetização e número de matriculados nos níveis fundamental, médio e superior, então quanto mais analfabetos, pior o índice e quanto mais estudantes matriculados, mais satisfatório.
A expectativa de vida, considera a longevidade, o padrão de vida, alimentação e saúde destinada a pessoas da população analisada, já que pessoas com assistência médica, boa alimentação tendem a ter maior expectativa de vida, favorecendo o crescimento do índice.
E por fim o padrão de vida, avaliado a partir do PIB per capita, acaba sendo maquiado, pois, no caso de Brasil, um país rico, entretanto com divisão de renda desigual, este índice fica maquiado, pois distribui uma riqueza, que na verdade é concentrada na mão da minoria.
Em 2011, a Noruega apresentou o melhor índice de, 0,943, o Brasil está na 84ª posição, com IDH de 0,718, subiu uma posição em relação a 2010 e encontra-se acima da média global.

Nenhum comentário:

Postar um comentário