quarta-feira, 13 de junho de 2012

Atualizações de 13 de Junho sobre a Rio+20

A representante especial do Secretário-Geral para Redução do Risco de Desastres, Margareta Wahlström, pediu hoje (13/6) aos Estados-Membros da ONU que enfrentem as realidades do impacto humano e econômico de desastres desde a Cúpula da Terra no Rio de Janeiro, vinte anos atrás.

Ao longo dos últimos vinte anos, a Estratégia Internacional das Nações Unidas para a Redução de Desastres (UNISDR) estima que, a partir de dados conservadores, os desastres já mataram um milhão e 300 mil pessoas, afetou outras 4,4 bilhões e resultou em perdas econômicas de US$ 2 trilhões. “Estes são números surpreendentes quando você considera o que isso significa em termos de oportunidades perdidas, vidas destroçadas, habitações perdidas, escolas e unidades de saúde destruídas, perdas culturais e estradas levadas”.

 

 

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) no Brasil lança o projeto +20 Ideias para Girar o Mundo como contribuição para os debates no âmbito da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20). O projeto reúne o pensamento, as ideias e sugestões de 20 personalidades brasileiras, de diferentes áreas, reconhecidas por seu trabalho de promoção do desenvolvimento social, econômico e ambiental.



Desenvolvimento sustentável não é possível sem o devido respeito aos direitos humanos. A declaração foi feita pela Alta Comissária da ONU para os Direitos Humanos, Navi Pillay, nesta terça-feira (12/6), antes da retomada das negociações para o documento final da Rio+20. Pillay irá participar da conferência na próxima semana para pressionar os governos sobre a necessidade da inclusão da questão nas discussões, determinações e acordos.



Com apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), 320 jovens discutem sustentabilidade e responsabilidade ambiental hoje, no Rio Othon Palace Hotel, em Copacabana. O Encontro Juventude e Educação pela Sustentabilidade é um dos eventos paralelos à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20).



A Presidenta Dilma Rousseff defendeu nesta manhã (13/06) a inclusão social e a preservação ambiental como elementos para o desenvolvimento global na inaguração do pavilhão do Brasil no Parque dos Atletas, na zona oeste do Rio de Janeiro. O local será palco de uma série de eventos paralelos à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20). Para a Presidenta, a reunião de Chefes de Estado e de Governo que acontecerá de 20 a 22 de junho faz parte de um processo iniciado em 1992, com a Cúpula da Terra, e que serve de alerta para que os países assumam compromissos.

 

 

 O Fórum de Sustentabilidade Empresarial convida para coletiva de imprensa a realizar-se no Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio) no dia 14 de junho de 2012, às 11h00. No evento – que será realizado em português e inglês – estarão presentes a Secretária-Executiva da Rede Brasileira do Pacto Global, Yolanda Cerqueira Leite, e os porta-vozes do Fórum, Tim Wall e Kristen Coco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário