sexta-feira, 15 de junho de 2012

Atualizações de 15 de Junho, Rio +20

Os Diálogos para o Desenvolvimento Sustentável, evento promovido pelo governo brasileiro com apoio das Nações Unidas, reunirão 100 debatedores em 10 painéis voltados a temas prioritários da agenda internacional de sustentabilidade. Os debates terão lugar na plenária do Pavilhão 5 do Riocentro e estarão abertos à imprensa credenciada para a Rio+20. O acesso à plenária será condicionado à disponibilidade de assentos.

A sessão de abertura dos Diálogos ocorrerá às 11hs do dia 16 de junho, sábado, com a participação do Ministro das Relações Exteriores, Antonio de Aguiar Patriota, e da Coordenadora-Executiva da Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, Elizabeth Thompson, também ex-Ministra de Energia e Meio Ambiente de Barbados.

 

 

Demarcar terras indígenas é defender o meio ambiente, afirmou o líder indígena Otaniel Ricardo, representante do povo Guarani Kaiowá, durante um encontro hoje (15/06) com o Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Antonio Patriota, na Cúpula dos Povos. “Ministro, a sua presença aqui é muito importante, porque a nossa reivindicação é a demarcação da terra. Através da demarcação vamos defender nossa própria educação, saúde, nossa história, língua e geografia. Aí nós vamos defender o meio ambiente”.

 

 

Dez condições são necessárias para alcançar a economia verde, um dos temas da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20). Entre elas, estão mercados abertos e competitivos, abordagem do ciclo de vida na produção, eficiência de recursos e políticas de integração de Estados, de acordo com o relatório “Mapa para o Crescimento Verde” apresentado hoje (15/06) pela Câmara Internacional de Comércio (ICC, na sigla em inglês), no Riocentro.

 

 

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) apresentou hoje (15/06), em evento paralelo à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), resultados de levantamentos sobre fatores que impulsionam ou desaceleram o desmatamento brasileiro e da avaliação do Plano de Ação para Proteção e Controle do Desmatamento na Amazônia, do Governo Federal (PPCDAM).

 

 

Começou nesta sexta-feira (15/06) a Cúpula dos Povos por Justiça Social e Ambiental, organizada pelo Comitê Facilitador da Sociedade Civil para a Rio+20 (CFSC). Ao todo, são cerca de 800 atividades inscritas pelo público participante, mais de 300 atividades culturais, entre mostras, teatro, música, além de 150 exemplos de experiências inovadoras para o planeta ao longo do Aterro do Flamengo e outros pontos do Rio de Janeiro. 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário