terça-feira, 19 de junho de 2012

‘Negociações chegaram a uma conclusão bem sucedida’

Hoje, 19 de Junho foi possível chegar a um consenso, quanto as questões-chaves, e hoje foi anunciado o "Futuro que Queremos", documento final da Rio +20. 


‘Negociações chegaram a uma conclusão bem sucedida’, diz Secretário-Geral da Rio+20

 

 

Leia a íntegra da mensagem do Secretário-Geral da Rio+20, Sha Zukang:

Tenho o prazer de me unir ao governo anfitrião do Brasil ao anunciar que as negociações chegaram a uma conclusão bem sucedida. Temos agora um texto que será adoptado na Conferência. Gostaria de enfatizar que estamos muito agradecidos à liderança do governo brasileiro e a forma de consulta abrangente que o Brasil liderou.

Consideramos que o texto contém muita ação. E se essa ação é implementada, e se as medidas de acompanhamento são tomadas, ele vai realmente fazer uma grande diferença na geração de uma mudança global positiva. Claro, este documento é o produto de intensas negociações prolongadas. E, portanto, é um texto de compromisso. Como todas as negociações, haverá alguns países que sentem que o texto poderia ser mais ambicioso. Ou outros que sentem que as suas próprias propostas poderiam ser melhor refletidas. Enquanto outros podem ainda preferir ter sua própria língua. Mas vamos ser claros: as negociações multilaterais necessitam dar e receber.

O espírito do compromisso é a marca de um bom consenso, e é crucial que todos os países devem estar a bordo, tomar posse e partilhar um compromisso coletivo. Este é o único caminho a seguir, se quisermos aproveitar as medidas necessárias para avançar juntos no caminho do desenvolvimento sustentável. E, pessoalmente, estou muito satisfeito que as delegações se reuniram para o sucesso da Conferência e para o futuro que nós queremos.

Tenho também o prazer de anunciar que atingimos até hoje pela manhã a marca de 400 registos de compromissos voluntários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário